forpusp1.jpg
Filme Radiográfico: Processamento Químico Imprimir E-mail
  • Water Martins Júnior                                                                                           [Currículo Lattes]
  • Luiz Carlos Pardini                                                                                              [Currículo Lattes]

A descoberta dos Raios X por Wilhelm Conrad Röntgen em 8 de novembro de 1895 contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, para a obteção da Imaagem Radiográfica há necessidade do emprego correto dos "Fatores Formadores da Imagem Radiográfica". A Odontologia tem utilizado os Raios X como método auxilair de Diagnóstico das Enfermidades da Cavidade Bucal
As descobertas cieníficas que atecederam a descoberta dos Raios X, por Wilhelm Conrad Röntgen (1895 ) seguramente deram embasamento para o progresso dos estudos da Radiações Eletromagnéticas. 
Cumpre ressalatr que o Processamento Radiográfico fornecem as informações para visualização da Imagem Radiográfica, contida no Filme Radiográfico (Odontológico), sendo necessário apresentar: Detalhe, Definição, Densidade e Contraste objetivando a Interpretação Radiográfica (Laudo Radiográfico).
O Processamento Radiográfico Odontológico pode ser realizado Manual ou Automático, consistindo na imersão do Filme Radiográfico, em Soluções Químicas (Revelado e Fixador), mediante as indicações dos fabricantes objetvando a melhoria da qualidade da imagem radiográfica e a Biossegurança.
As  características fundamentais das propriedades dos compontes da Solução Processadora contriuem para a   a formação da imagem radiográfica visando o Diagnóstico, mediante a Documentação Radiográfica.
Portanto, o conhecimento dos " Fatores " formadores da imagem radiográfica é parte integrante da atualização profissional do Cirurgião-Dentista. 

 REFERÊNCIAS   BIBLIOGRÁFICAS
1. PARDINI, L.C - Manual do Curso de Teleodontolgia, 1ed, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, 2005.

UNIVERSIDADE  DE  SÃO  PAULO  ( USP )
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto ( FORP )

 

 

 
< Anterior   Próximo >
joomla templates by dezinedepot
© 2014 PODAE - Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.