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Núcleo Metálico Fundido: Técnica de Moldagem - Noções Básicas Imprimir E-mail
05 de março de 2006
  • Sônia Maria Lemos Brancato Camarinha                                                          [Currículo Lattes]
  • Fernanda  Carvalho  Panzeri  Pires  de Souza                                                   [Currículo Lattes]   

Os conhecimentos do saber expandiram-se com a globalização da comunicação, o Ensino e o Aprendizado não se limita apenas em sala de aula,  e, o professor contextualizando todas as informações, com  método pedagógico, exclusivamente,  com "Aulas Expositivas", gerenciando e monopolizando o centro das atenções. Hoje o Ensino e o Aprendizado, em Odontologia,  com  auxílio de Multimeios é  realidade.
No Brasil, observa-se nítido destaque para os avanços técnicos e científicos dos meios de Ensino e de Aprendizado, possibilitado a divulgação  do "saber" em Multimeios.
A globalização efetivamente têm contribuído, mesmo que restrita, para a democratização dos conhecimentos na área da Educação e na Saúde mediante a (WEB).
O Ensino e o Aprendizado não devem restringem-se apenas em ambiente denominado pelo espaço físico como "Sala de Aula"  ou "Laboratório", que são parte integrante dos redutos do saber (Universidade, Faculdade e  Centros de Pesquisa). As informações geradas devem ser compartilhadas para o beneficio da comunidade.
No panorama mundial existe uma mudança crucial na escala e na história do tempo, o aluno (estudante - aprendiz) necessita constantemente ser provocado e inquirido para as atividades do estudo, da pesquisa e  das vivências (Odontologia Baseada em Evidências - OBE), criando a necessidade da descoberta em solucionando problemas  (PBL), construindo o seu próprio saber, mediado pelo professor.  o condutor do aprendizado (mediador)..
Os multimeios (Teleodontologia) tem sido empregado como ferramenta auxiliar do Ensino e do Aprendizado, na Educação Superior, na área da Saúde, no Curso de Graduação em Odontologia, a Teleodontologia contribui para a melhoria da qualidade da formação do aluno (Cirurgião - Dentista), o profissional das novas tecnologias (o futuro interativo), incorporando as ferramentas e as estratégias do conhecimento: os Multimeios (Videos).
Neste século, existe a necessidade da interação continuada sendo fundamental a participação ativa em Fórum de Discussão sobre a Odontologia (Fórum de Teleodontologia. Participe !!!

 REFERÊNCIAS   BIBLIOGRÁFICAS
1. BRASIL - Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação.Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p.1,c.3, 19 dezembro de 1996.
2. BRASIL - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Resolução do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior (CNE / CES 3 ) de 19 de Fevereiro de 2002.
3.  PARDINI, L.C - Manual do Curso de Teleodontologia, 1ed, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, 2005.

UNIVERSIDADE  DE  SÃO  PAULO  ( USP )
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto ( FORP )

 

 
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