podae 12.jpg
Processamento Químico do Filme: Solução Reveladora Imprimir E-mail
18 de maio de 2006
  • Miguel Alfreso Isper                                                                                                   [Curriculo Lattes]
  • Luiz  Carlos  Pardini                                                                                                  [Currículo Lattes]

O  Filme Radiográfico Odontológico deve ser processado em ambiente ausente de luz natural (câmara escura )objetivando a qualidade da imagem radiográfica visando o Diagnóstico, o Planejamento e o Tratamento das afecções da cavidade bucal.
Desde a descoberta dos Raios X( Wilhelm Conrad Röntgen,1895) houve a melhoria da qualidade da imagem radiográfica, com emprego do Filme Radiográfico Odontológico, mediante a aplicação da Tecnica Radiográfica  INtrabucal e Extrabucal, objetivando a formação da imagem radiográfica visando o Diagnóstico, mediante a Documentação Radiográfica.
 Cumpre ressaltar que os " Fatores " formadores da imagem radiográfica contribuem para viualizar a imagem  lbergada nom interiro de estrutras do Compelxo Dento - Maxilo - Facial, e para isso, há necessida do emprego do Processamento Radiográfico, com solução químicas (Solução Revelaora e Solução Fixadora).
A ação da Solução Reveladora é “reduzir” (Processo Químico em que ocorre a diminuição do número de Cargas Eletrônica) apenas os “Cristais de Halogenado” (Brometo de Prata).
Esta " redução" é realizada apenas nos cristais que foram sensibilizados pela ação da radiação X (interagiram com os Raios X) formanfo no Filme Radiográfico a “Imagem Latente” tendo como produto final a “Prata Metálica”.
Cumpre salientar que, apenas uma pequena quantidade de Prata Metálica corresponde a Imagem Latente (imagem da região radiografada).
Durante o Processamento Radiográfico, nesta Imagem Latente atuará os componentes químicos com ação catalisadora, auxiliará na precipitação da Prata sob a atuação dos agentes ativos da Solução Reveladora.
Segundo pesquisa realizada por PARDINI e iSPER (200  uma das perguntas mais constante do aluno de Graduação e do Cirurgião Dentista é: Qual é tempo de permanência do Filme Radiográfico na Solução Reveladora
Cumpre salientr que tempo de permanência do Filme Radiográfico na Solução Reveladora o é fornecido pelo fabricante, sendo que. .esta permanência (imersão total no Líquido) é estabelecida em função do parâmetro fundametnais que é a Temperatura da Solução. A partir desta informaçõa tem como referência o tempo de permannencia, portanto se diz relação  " Temperatura / Tempo"  .
A imersão  na Solução Processadora objetiva a atuação dos componentes químicos com as seguintes características: Ativadora;  Aceleradora, Preservativa; Restringente (Moderadora). Estes compontentes estão dissovidos em Solução Aquosa.
É de fundamental importância que o aluno (futuro proissional da área da saúde) conheça as propriedades  e atuação de cada um dos componente químico para obter o melhor aproveitamento das características físico-químicas dos compostos. 

 REFERÊNCIAS   BIBLIOGRÁFICAS
1. PARDINI, L.C - Manual do Curso de Teleodontolgia, 1ed, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, 2005. 

UNIVERSIDADE  DE  SÃO  PAULO
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

 

 
< Anterior   Próximo >
joomla templates by dezinedepot
© 2014 PODAE - Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.