podae 0.jpg
Biópsia: Etapas Laboratoriais Imprimir E-mail
17 de agosto de 2006
  • Juliana Mazzonetto Teófilo                                                                         [Curriculo Lattes]        

Quando o Cirugião - Dentista realiza uma Biópsia e, encaminha o material coletado para Exame Anátomo-Patológico. em um Serviço de Patologia, geralmente, o processamento do material obedece  etapas que devem ser, rigorosamente, seguidas objetivando a preservação das características do material.
O conjunto dos procedimentos, em um Servico de Patologia, deve ser obtido visando a padronização das etapas de trabalho dos profissionasi técnicos e qualificados, para fundamentar o Laudo Anátomo-Patológico.
 
Os procedimentos são estabelecidas em etapas, pois o exame complementar constitue como uma das ferramentas valiosa para completar o processo de diagnóstico da lesão.

As etapas desenvolvidas em um Serviçco de Paoilogia podem constar de:

1. Registro do exame:
Ao entregar, no laboratório o recipente contendo o material para Biópsia (Peça para Biópisa),  procede-se o registo: protoclo com a numeração.
 
 2. Exame macroscópico:
O fragmento é observado: Inspeção Visual,  a  "olho nu" (desarmado, sem auxílio de aparelho)  e / ou com instrumento de aumento (Lupa).
Realiza-se , a descrição detalhadamente (visando a relato escrito),
Quando necessário a Peça é cortado para a inclusão e confecção de Lâmina Histológica.
Lesões com tecido duro podem necessitar de descalcificação da Peça.

3.Confecção de lâminas histológicas com cortes do fragmento:
A peça é mergulhada em parafina líquida para obtenção de um bloco sólido de parafina com a peça em seu interior.
O bloco de parafina é posicionado e preso ao micrótomo. Com este, serão obtidos cortes com diminuta espessura. Esse corte será acomodado sobre uma lâmina de vidro. De acordo com a necessidade, esses fragmentos receberão uma ou várias colorações para observação ao microscópio. Após a coloração a lâmina é finalizada e encaminhada ao Patologista Oral para o exame microscópico. Neste momento, o Patologista faz uma descrição do quadro histológico encontrado e, se possível, conclui com o diagnóstico. Elabora-se então um laudo do exame.

4.Retirada/envio de resultado do exame
Os resultados dos Laudos são retirados mediante assinatura de recebimento do exame por parte do solicitante ou responsável.

Esta é uma seqüência básica do seqüência da maior parte dos fragmentos (Peças) enviados para Exame  Anátomo-Patológica.
Entretanto, em alguns casos serão necessárias colorações específicas e/ou exames de imuno-histoquímica para observação de achados que as colorações de rotina não permitem visualizar.
 REFERÊNCIAS   BIBLIOGRÁFICAS
1. CASTRO, A.L. Estomatologia. 3ª ed. Editora Santos, São Paulo, 2000.
2. REICHART, P.A.; PHILIPSEN, H.P. Patologia Bucal - Coleção Artmed de Atlas Coloridos de Odontologia. Artmed: Porto Alegre, 2000.
3. BRANDARIZ, A.I  et al - Biopsia Oral con bisturí frío ¿Cómo, dónde, cuando? Revista Punto Científico - vol. 10. Disponível em http://www.infomed.es/colpont/revista10/cientifico.html (acesso em 06/09/2006) 

UNIVERSIDADE  DE  SÃO  PAULO
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

 
< Anterior   Próximo >
joomla templates by dezinedepot
© 2014 PODAE - Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.